Abertas inscrições gratuitas para cursos da Feira de Flores e Chocolate
Estão abertas as inscrições gratuitas para os cursos e palestras que serão ministrados durante a I Feira de Flores e Chocolate do Sul da Bahia, que acontece de 27 a 29 de março, na Fazenda Yrerê, rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna). Para fazer a inscrição, os interessados devem se dirigir ao Ponto de Atendimento do Sebrae, na praça José Marcelino, ao lado do Bataclan, no Centro Histórico de Ilhéus, de 9h às 13h e de 14h às 17h. São disponibilizadas apenas 35 vagas por curso.
De acordo com a gestora do Projeto de Economia Criativa no Litoral Sul, Cláudia Iglesias, no dia 28, das 9h às 12h, acontece a oficina “SEI Empreender no Campo”. De 14h às 17h, será realizada a oficina “Sei Negociar no Campo” e, no dia 29, das 9h30 às 12h30, serão realizadas palestras técnicas e práticas para reprodução e criação de Orquídeas.
A Fazenda Yrerê, reconhecida pelo Ministério do Turismo e pela Empresa Brasileira do Turismo (Embratur) como uma das fazendas de referência para turismo rural no Brasil, possui um orquidário com mais de 1,5 mil plantas que, além de revender para colecionadores e lojas, é também local para visitação pública.
Estímulo à sustentabilidade e aos bons negócios - É no cenário natural da Fazenda Irerê que acontece a I Feira de Flores e Chocolate do sul da Bahia, com a proposta de oferecer aos empreendedores a oportunidade de realizar negócios e promoções de seus produtos em um ambiente de valor paisagístico e cultural. Simultaneamente aos cursos, 15 expositores oferecerão produtos e serviços a moradores e turistas que visitarem a feira. A entrada é gratuita e durante todo o dia, testemunhando a rotina de uma fazenda de cacau, os visitantes poderão degustar chocolates, visitar estandes, fazer trilhas e conviver com o homem do campo regional.
A feira será realizada pelo Instituto Cabruca, em parceria com a Fazenda Yrerê, e contará com os patrocínios do Sebrae e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A meta é atrair um público superior a três mil pessoas.
O evento também servirá para o lançamento da a segunda edição do Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia, que acontece no dia 27. A árvore homenageada neste ano será o Pau Brasil.
Focado no conceito da sustentabilidade, o Instituto Cabruca defende a formatação de produtos ecoturísticos associados à cadeia produtiva do cacau e do chocolate, reconhecendo e conservando as maiores árvores da região Sul da Bahia; valorizando o sistema Agroflorestal Cabruca (de sombreamento natural com árvores nativas) e a Mata Atlântica no imaginário coletivo da região, além do estimulo ao turismo rural, premiando os 10 agricultores que possuem as maiores árvores regionais.